Vou citar três fatos que importantes, e que ninguém deveria esquecer:
1459 - Guerra das Rosas: o parlamento de Inglaterra declara Ricardo de York traidor, assim como todos os seus apoiantes.
1807 - Guerra Peninsular: tropas de Junot alcançam a fronteira portuguesa.
1910 - Eclode a Revolução Mexicana
1959 - Publicada pela ONU a Declaração dos Direitos da Criança.
1965 - Golpe militar de 1964: Instituição do AC 4 que criou o bipartidarismo no Brasil.
1971 - Parte do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, desaba matando 48 pessoas.
1985 - Lançamento da primeira versão do sistema operacional Windows
2010 - Realização do Consistório Ordinário Público de 2010 presidido pelo Papa Bento XVI para a criação de novos cardeais.
Falta alguma... Você consegue se lembrar? Não?
É o que eu vou te lembrar. No dia 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares é morto pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho. Agora lembra o que comemoramos no dia 20 de novembro? Não! É o que vou dizer.
No dia 20 de novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra. Na verdade é uma semana toda dedicada a reflexão e aprofundamento da participação do negro na história, gastronomia, sociedade, política e religião.
Embora tenha sido celebrado desde 1960, a data só foi estabelecida graças ao projeto de lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Com ela veio também a obrigatoriedade de todas as unidades de ensino de contarem sobre as atuações dos negros em nossa sociedade.
Roseni, eu e Ivan. Junto a estátua em Homenagem a Zumbi dos palmares Salvador, Bahia.
Não seria nada mais justo falar um pouco sobre Zumbi, herói de Palmares (que por um acaso tem até uma estátua dele na Praça da Sé, Salvador, Bahia), nasceu no ano de 1655 e se tornou líder em 1978. Certa vez, o governador da Capitania de Pernambuco, propôs, ao então líder de Palmares, Ganga Zumba, um acordo de paz. O acordo foi aceito, mas Zumbi não achou justo somente eles conseguirem a liberdade, enquanto os outros negros das fazendas permaneciam escravos, então desafiou a liderança de Ganga Zumba.
A proposta de Zumbi, foi fortalecer a resistência contra a opressão portuguesa, e por isso ele se tornou o novo líder de Palmares. Há também uma outra versão que diz que Ganga Zumba morrera envenenado e Palmares elegeu Zumbi como líder. Seria ótimo saber qual é a verdadeira afirmação. O antigo líder assassinado ou não, não tira os méritos de Zumbi.
Grande guerreiro, Zumbi mostrou-se extremamente habilidoso na arte da guerra e liderança. Em 1694 uma ação dos Bandeirantes, liderada por Domingos Jorge Velho e Bernado Vieira Melo, determinou o ataque final ao Cerco do Macaco, e após 94 anos de resistência, Palmares sucumbiu. Zumbi embora ferido consegue fugir, mas foi delatado por um antigo companheiro, Antônio Soares. Após ter sido pego pelo capitão Furtado de Mendonça, ele foi preso, e teve a cabeça cortada que foi levada ao Governador Melo e Castro. Ainda no mesmo ano, D. Pedro II de Portugal premia com 50 mil réis o capitão Furtado de Mendonça por "haver matado e cortado a cabeça do negro dos Palmares".
Atualmente, o dia 20 de novembro é feriado em mais de 200 cidades brasileiras e celebrado como Dia da Consciência Negra. O dia tem um significado especial para os negros brasileiros que reverenciam Zumbi como o herói que lutou pela liberdade e como um símbolo de resistência. Hilda Dias dos Santos incentivou a criação do Memorial Zumbi dos Palmares.
Várias referências nas artes fazem tributo a seu nome:
Música composta por Edu Lobo e Vinicius de Moraes e popularizada por Elis Regina.
Mencionado em diversas letras da banda Soulfly.
Mencionado na música "Ratamahatta", da banda Sepultura.
Mencionado na música "Apesar de Cigano", composta por Altay Veloso e Aladim Teixeira, e interpretada por Jorge Vercillo no álbum "Leve".
Seu nome é dado a um lutador no jogo feito em Adobe Flash: Capoeira Fighter 2.
Quilombo, 1985, filme de Carlos Diegues sobre o Quilombo dos Palmares, ASIN B0009WIE8E
Gilberto Gil lançou um CD chamado "Z300 Anos de Zumbi".
A banda de nome Chico Science & Nação Zumbi (atualmente é chamada somente de Nação Zumbi, após a morte do vocalista Chico Science).
Música de Jorge Ben também cantada por Caetano Veloso nos CDs Noites do Norte e Noites do Norte Ao Vivo.
Música "300 anos" gravada por Alcione em 2007 (composta por Altay Veloso e Paulo César Feital).
Nome do aeroporto de Maceió, Alagoas (Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares).
Musica "Palmares 1999" feita por Natiruts.
Depois disso tudo vocês ainda serão capazes de esquecer? Falar em Consciência e resistência negra, e participação do negro no conceito cultural nos faz perceber que nossa história, apesar de ter sido contada em muitos casos por brancos, ela é fruto de muita luta de grupos como negros e índios. A escravidão no Brasil não foi tão pacífica como querem nos fazer acreditar.
Lembrei-me de algo super interessante. Em um dos nossos programas de TV fizemos uma matéria sobre o grupo de capoeira que visitou a nossa escola, Colégio Estadual Senhor do Bonfim – CESB, e nos mostrou sua arte. Foi super bacana, vocês poderão ver e curtir em TV UFBA
Texto: Diana Ribeiro
Foto: Diogo Ribeiro
Ilustrações: Internet
Foto da Autora do texto: Danila Ribeiro